top of page
Início: Bem-vindo
Início: Blog2

23/05/19 - Intervenção no CMEI: Higiene Corporal, Bucal e das Mãos

  • Foto do escritor: Lázaro Mendes
    Lázaro Mendes
  • 27 de jun. de 2019
  • 1 min de leitura

É chegado o grande dia da intervenção no CMEI José Carlos! Resumidamente, foram organizadas três estações segundo os temas escolhidos (higiene corporal, higiene das mãos e higiene bucal). Inicialmente, tivemos um encontro com os pais e responsáveis (a grande maioria eram mães) para sensibilizá-los quanto à importância daquela intervenção. Para tanto, mostramos, por meio de slides, as consequências da falta de higiene, e o meu grupo, cuja temática era higiene corporal, deu ênfase à escabiose e à pediculose, problemas que foram relatados pela diretora da creche no próprio ambiente escolar. A meu ver, houve uma interação bastante significativa com o público, por meio de risadas, participação deliberada e dúvidas esclarecidas.



Depois desse momento, cada grupo foi para uma sala, pois agora o público-alvo eram as crianças, que logo apareceram com uma energia indescritível. Primeiramente, eu, Salvador, Júnior e Larissa nos apresentamos para os pequenos e, por meio de um diálogo lúdico e convidativo, ensinamos para eles a importância e a forma correta de tomar banho, demonstrando o ato em uma boneca (apenas um parêntese para deixar registrado que eu nunca havia imaginado que um dia faria papel de chuveiro). Por fim, eles repetiram o passo a passo do banho neles mesmos, demonstrando que haviam prestado total atenção à nossa explicação, e em seguida assistimos a duas animações para reforçar o que havíamos ensinado. Finalizada a primeira intervenção, saí do CMEI com a sensação de dever cumprido e com a esperança de que aquelas ações tenham verdadeiramente um impacto na vida daquelas crianças e de suas famílias.



 
 
 

Comments


SOBRE O AUTOR

"Sou estudante do 1º período de Medicina na UFRN e encontrei na disciplina SaCi uma oportunidade única de entender o funcionamento do SUS e de ter um contato direto com a comunidade, a fim de compreender os determinantes sociais do processo saúde-doença. Sou fascinado pela arte do cuidado e espero que essa disciplina contribua para que eu possa exercer uma medicina humanizada e que enxergue o paciente como pessoa, e não como mera doença."

Lázaro de Oliveira Mendes, 17 anos, autor do portfólio 

(84) 99141-8104

eu.jpg
Início: Entre em contato
bottom of page